DISFUNÇÃO ERÉTIL
A Disfunção Erétil, também conhecida como impotência sexual, é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de se obter e/ou manter, de maneira constante, uma ereção peniana adequada e suficiente para a atividade sexual satisfatória.
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2014, com 1.506 pessoas entre 40 e 69 anos, mostrou que 59% dos homens já tiveram problema de ereção. Desses, 12% convivem com a dificuldade de forma recorrente. Além de abalar a autoestima, a disfunção erétil pode ser o primeiro sinal para outras doenças do sistema circulatório. Possui fatores de risco para o seu desenvolvimento como idade avançada, hipertensão
arterial, diabetes, colesterol alto, problemas hormonais e obesidade, além de hábitos inadequados de estilo de vida como sedentarismo, dieta rica em gorduras e tabagismo.
A disfunção erétil também pode ser de causa emocional, conhecida como psicogênica. Problemas de ereção normalmente produzem uma reação psicológica e emocional significativa na maioria dos homens. Isso é muitas vezes descrito como um padrão de ansiedade, baixa autoestima e estresse que pode interferir com o desempenho sexual normal.
O diagnóstico é geralmente clínico, sendo necessários apenas alguns exames laboratoriais para identificar fatores de risco.
Há três formas de tratamento:
-Terapia de primeira linha: medicações orais (sildenafila, vardenafila, tadalafila, lodenafila e udenafila); -Terapia de segunda linha: drogas injetáveis nos corpos cavernosos do pênis;
-Terapia de terceira linha: próteses penianas, maleáveis ou semirrígidas e as infláveis.
Se você tem problemas de ereção, procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. Evite sites e clínicas que prometem resultados milagrosos. Procure profissionais sérios e capacitados.