top of page

EJACULAÇÃO PRECOCE

O que é ejaculação precoce?

Considera-se precoce a ejaculação que ocorre logo após a penetração vaginal ou até mesmo antes, ou aproximadamente um minuto após, sem que o homem tenha controle desse evento. Muitas vezes, nem o próprio paciente sabe dizer quanto tempo leva para ejacular, mas as pesquisas indicam que a média do tempo de ejaculação normal é de aproximadamente cinco minutos.

Em geral, compreende em uma incapacidade de controlar a ejaculação de modo que a relação seja satisfatória para o casal. Dessa maneira, o critério satisfação pessoal é muito importante. Na ejaculação precoce o indivíduo deixa de desfrutar de sua vida sexual de forma plena e satisfatória por dificuldades no controle do processo ejaculatório.

Outro critério relevante para caracterizar o problema é que ele deve ser recorrente ou persistente. Portanto, se isso acontecer uma ou outra vez, não há motivo para preocupação.

Talvez o seu caso nem seja de ejaculação precoce, já pensou nisso?

A ejaculação precoce é comum?

A ejaculação precoce é sem duvida um dos transtornos mais frequentes da sexualidade masculina, podendo acometer até um em cada três homens.

Pode ser dividida em primária e secundária. É considerada primária quando ocorre desde o início da vida sexual. Já a secundária surge depois de alguns anos de vida sexual normal. Portanto, na ejaculação precoce secundária, homens que apresentavam relações sexuais satisfatórias no passado, passaram a manifestaram o problema por algum motivo.

 

Qual é a causa da ejaculação precoce?

A causa exata da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas acredita-se que fatores psicológicos e biológicos estejam envolvidos nos motivos que levam à ocorrência desse problema.

 

Como é feito o diagnóstico?

Em geral, o diagnóstico da ejaculação precoce não é difícil de ser feito e está baseado na conversa com o médico, envolvendo a história clínica e sexual, e no exame físico do paciente. Exames complementares são uma exceção e, na maioria das vezes, desnecessários.

Qual é o tratamento da ejaculação precoce?

Entre os tratamentos disponíveis, existem a terapia sexual, psicoterapia e o uso de alguns medicamentos. A escolha do tratamento deve ser decidida entre médico e paciente sendo que para alguns casos, a combinação desses tratamentos pode funcionar melhor.

Apesar de não haver nenhum medicamento aprovado no Brasil com indicação específica para o tratamento da ejaculação precoce, muitos homens se beneficiam do tratamento farmacológico. Alguns antidepressivos podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo de ejaculação. Além disso, se espera que eles sejam capazes de baixar o nível de ansiedade do paciente, fazendo com que o mesmo aprenda a controlar a

resposta ejaculatória. No entanto, esses medicamentos devem ser receitados por especialistas, como urologistas ou psiquiatras.

Outra opção consiste na utilização de pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. O uso de preservativos com efeito retardante também pode ter esse efeito em alguns homens.

A psicoterapia e a terapia sexual auxiliam o paciente no desafio do auto-conhecimento, de colocar-se frente a frente com a sua história e de enfrentar e vencer seus medos e inseguranças. Além disso, ajudam no treinamento de reflexos, através da terapia comportamental, com o intuito de adquirir o controle ejaculatório.

Vale ressaltar, que nesse processo, é muito importante contar com a ajuda de uma parceira cooperativa.

Mensagem final

Se você tem ejaculação precoce, procure a ajuda de um especialista para resolver o problema. Evite sites e clínicas que prometem resultados milagrosos. Procure profissionais sérios e capacitados.

bottom of page